Mikhail Bushkov, Zurich

Olga Bushkova, A Google Wife

01.10 - 31.10.2021

A exposição na Galeria IMAGO LISBOA, no âmbito da 3.ª edição do festival IMAGO LISBOA, é uma exposição conjunta da dupla de artistas sediados na Suíça, Mikhail Bushkov e Olga Bushkova, que combina dois projetos realizados ao longo dos últimos 7 anos. A Google Wife é um projeto e um foto-livro de Olga Bushkova que explora o tema da auto-identificação no despertar para o desenraizamento. Zürich é um trabalho de Mikhail Bushkov — vencedor da leitura de portfólios do Imago Lisboa 2019, onde este justapõe as imagens dos seus dois lares — Rússia e Suíça — e, como resultado, desconstrói os sentimentos de saudade e pertença, e analisa a complicada relação do autor com toda a noção de “lar”. Juntos, esses trabalhos transformam-se numa complexa pesquisa fotográfica de experiências de mudança, tanto da perspetiva reflexiva interna, quanto externa. Tendo um relacionamento de casal, e tendo práticas artísticas singulares e distintas, Olga e Mikhail abordam um importante tema universal, mas fazem-no com diferentes tipos de energia, pontos de vista e posições sociais. Juntos, os projetos complementam-se e criam uma tentativa de investigação fotográfica sobre o tema da identidade e imigração, em formato de exposição.



BIO

Mikhail Bushkov style="text-align: justify;"(1985) em Rostov-on-Don, Rússia. Formou-se na Rostov State University em Matemática Aplicada, mais tarde desenvolveu a paixão pela fotografia e pelo cinema, e formou-se nessa área na Escola de Cinema e Teatro Marina Razbezhkina e Mikhail Ugarov, em Moscovo. Participou de vários workshops e residências enquanto era estudante do magnânimo fotógrafo, Alex Majoli. Atualmente Mikhail vive e trabalha em Zurique, na Suíça, onde combina a fotografia com trabalho como informático.

Olga Bushkova
(1988) cresceu em Rostov-on-Don, Rússia. Estudou na Rostov State University e fez mestrado em Matemática Aplicada. Logo após a sua formatura em 2011, mudou-se para Zurique, na Suíça, com o seu marido Mikhail. Desde então, Olga produziu dois álbuns de fotos: “A Google Wife” (publicado pela Dalpine em 2017) e “How I tried to convince my husband to have children'' (publicado pela Witty Books em 2020), e tem também trabalhado em vários projetos pessoais de fotografia. Os seus livros foram selecionados e/ou premiados em festivais como: Prémio Unseen Dummy, Flip Photobook Award, Author Book Award em Les Rencontres de la photographie, Fiebre Dummy Award, Photoboox Award.

pt_PTPortuguese